Os meninos índios aprendem brincando, aprendem a sobreviver na floresta. Os pais fazem arcos e flechas bem pequenos para que seus filhos desde cedo conheçam a arte de caçar. Essa é a grande diversão dos meninos. Quando vão para a mata com o pai, procuram reconhecer o canto dos pássaros, conhecer cada árvore e sua importância na vida cotidiana.
Já as meninas ajudam a mãe na colheita. O pai faz um cesto bem pequeno para que elas possam carregar lenha e mandioca para a tribo.
Todas as crianças na tribo brincam de fazer festa, de cantar invocando as forças divinas e as forças da floresta, gostam de correr e das brincadeiras de imitar bichos. Quando imitam bichos outros imitam os caçadores então sobem em árvores e podem até virar grandes pássaros. Enquanto os adultos ao anoitecer vão para a porta da maloca pra planejar o dia seguinte, as crianças escutam histórias dos mais velhos onde aprendem e planejam seu futuro.
Brincar é uma forma prazerosa e saudável de aprender a crescer, brincar é um direito de toda a criança, seja ela índia ou não, vivendo no campo, na floresta ou na cidade.
Edith Lacerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário