sábado, 27 de outubro de 2012

APRENDER BRINCANDO




Aprender Brincando: O Lúdico na Aprendizagem



A ludicidade é um assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
Independente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem. 

Na sociedade de mudanças aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois é o individuo a unidade básica de mudança. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva a criança a enfrentar os desafios que surgem. O “lúdico” é um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças,  os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SONS SEMELHANTES


SONS SEMELHANTES




OBJETIVO:
Identificar palavras com sons semelhantes.


COMO BRINCAR:
O professor deve ler cada palavra de um grupo e cada  equipe de quatro alunos seleciona as palavras de acordo com o som das  palavras  lidas  pelo professor.


LISTA DE PALAVRAS DO  PROFESSOR:

A
 B
 
C
D
E
 
CHUTEIRA
PANELA
BOLA
CORNETA
NINHO
 
MAMADEIRA
JANELA
COLA
CANETA
CARRINHO
 
CADEIRA
CANELA
SOLA
BORBOLETA
CAMINHO
 
PENEIRA
FIVELA
MOLA
COMETA
CARINHO


LISTA DE PALAVRAS DO ALUNO:


OFICINA DE JOGOS -  PORTUGUÊS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MONSTRINHOS PORTA TRECO

Monstrinhos porta treco feitos de E.V.A   e  latas, segue o molde.





SÓ VALE 10


                                                                           ATIVIDADE DE APAIXONADA POR EDUCAÇÃO

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DEFICIÊNCIAS

"Deficiente"


É aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando imposições de outras pessoas da sociedade em que vive, sem ter 
consciência de que é dono do seu destino.


"Louco"
É quem não procura ser feliz.

" Cego"
É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome e de miséria.

"Mudo"


É aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Surdo"


É aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão

"Paralítico"

É aquele que não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético"

É quem não consegue transmitir o lado doce da vida, retendo todo o doce pra si.

"Anão"


É quem não sabe deixar o amor crescer.

Silvana Lima psicopedagoga






A IMPORTÂNCIA DOS FANTOCHES


                    

               

     


    A importância dos fantoches

Os fantoches são muito importantes, pois eles despertam a alegria,  a fantasia, e a sua fala  torna-se uma grande verdade e com eles podemos ensinar várias coisas de forma divertida, criativa e simples . Eles podem ser usados, nas escolas, nos teatros, creches, igrejas, hospitais e brinquedotecas. Devemos usar os fantoches passando ideias positivas e verdadeiras,  nunca usar gestos de  violência, porque a criança pode entender como algo natural e reproduzir o gesto como se não houvesse consequências.

    O fantoche é uma ferramenta de  ensino bem aceita podendo ser usada em revisão de conteúdos, criação de textos, diálogos e expressão oral, então professor utilize essa ferramenta na sua sala de aula.